Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

ÚLCERAS ORAIS

Paciente  masculino , 25 anos , com história de lesões orais .No início do quadro paciente apresentava intensa dor  que  impedia a mastigação.Ao exame vária úlceras  esbranquiçadas  em lábios e língua .
Para este casos , as suspeitas diagnósticas:
Candidíase -  infecção local mais comum em lactentes jovens, adultos mais velhos que usam dentaduras,ou imunodeprimido como  diabéticos, pact em  quimioterapia ou radioterapia,HIV ou em uso de corticóides inalatórios para asma ou rinite..
Herpes simplex virus - vírus Herpes simplex tipo 1 (HSV-1) pode infectar múltiplos sítios do corpo, incluindo a cavidade oral e área perioral., súbito de múltiplas lesões vesiculares intra-orais e erosões cercados por uma base eritematosa inflamatória
O paciente não tem nenhum condiçãp acima citada ; não é imunodeprimido ; está em bom estado geral , sem sinais de resposta inflamatória sistêmica.
Eritema multiforme e síndrome de Stevens-Johnson -  reações de hipersensibilidade que muitas vezes apresentam-se com lesões de pele e ambos envolvimento das mucosas . Pode esta elacionada a infecções por herpes simplex,  infecções por Mycoplasma pneumoniae ou drogas . Envolvimento musaca é caractrístico da da síndrome de Stevens-Johnson e a maioria dos doentes com eritema multiforme.
Pênfigo bolhoso = As lesões mais comuns  ocorrem nas áreas de flexão, virilha e axilas, pode ocorrer envolvimento oral em 1/3  dos casos, mas raramente é a característica de apresentação.
Não vinha fazendo uso de nenhuma medicação , não apresenta outras lesões em pele
Doença de Chron= pode apresentar lesões em  qualquer parte do trato gastro-intestinal , o processo inflamatório é descontinuado .Classicamente envolve o íleo terminal .As lesões orais da doença de Cronh são na maioria das vezes concomitante com o envolvimento intestinal e as lesões são úlceras aftosas recorrentes.
Porém nosso paciente não apresenta nenhuma sintomatologia intestinal , nem  dirréia , dor abdominal  ou  lesões perii-anal.Tornando esta possibilidade menos provável.
Doença de Beçhet=é um distúrbio inflamatório neutrofílico que se apresenta com ulcerações orais e genitais ; todos os pacientes inicialmente se manifestam aftas orais que são grosseiramente e histologicamente semelhante a aftas comuns, no entanto, eles tendem a ser mais extensas e muitas vezes múltipla ; lesões genitais ocorrem em cerca de 75%; afeta igaulmente homens e mulheres nas regiões onde é mais prevalente como no Oriente Médio, Japão( causa importante de cegueira nesta região);fora desta região afeta mais mulheres , mas a evolução em homens é mais grave. doença de Behçet. Ë uma doença sistemica,com comprometimento ocular , neurológico , articular , cutâneo , trato gastro-intestinal.Aumento de risco para fenomenos tromboembólicos em leitos vasculares não habituais, aneurismas .Nào há exame para confirmar o diagnóstico , há critérios diagnóstico que são:
 1.lesões orais tipo afta  recorrente -três vezes em um ano
 2. Dois ou mais  dos seguintes achados ,na ausência de outras doenças sistémicas
-Afta genital recorrente
-Lesões oculares -incluindo uveíte anterior ou posterior, células no vítreo do exame na lâmpada de fenda, ou vasculite retiniana, observado por um oftalmologista
-As lesões de pele -incluindo eritema nodoso, vasculite pseudo, lesões papulopustulosas, ou nódulos acneiformes consistentes com Behçet
-Teste positivo patergia (pápula 2 mm ou mais, no desenvolvimento de tamanho 24 a 48 horas após a inserção oblíqua de uma agulha de calibre 20-25 5 milímetros na pele, geralmente realizadas sobre o antebraço
Ele apresenta refere aparecimento de lesões genitais recorrentes e ja apresentou essas mesmas lesões orais com remissão espontânea , de início há 7 anos .Foi solicitado avaliação do oftalmologista e o teste da patergia foi negativo
Iniciado corticóide com melhora da sintomatologia '.

5 comentários:

  1. Interessantíssimo caso, professora. Parabéns pelas diversas postagens. Com certeza esses casos têm contribuído bastante para a expansão do nosso leque de diagnósticos diferenciais. Gostaria apenas de acrescentar que o lupus também pode ser causa de úlceras orais (inclusive é um dos critérios diagnósticos), mas geralmente são indolores.

    ResponderExcluir
  2. Bem Lembrado Caio, e acredito que por LES ser mais comum que Beçhet podmos ver mais úlceras orais por LES que por Beçhet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So alguns comentarios. Nos casos semelhantes a este a biopsia pode ajudar no diagnostico afastando a possibilidade de penfigo, herpes. Lembrando que deve ser feita logo quando as lesoes aparecem. Acho que no seu comentario vc se referiu ao penfigoide bolhoso. O penfigo vulgar o acometimento de mucosa é muito frequente (quase sempre) e pode, muitas vezes, preceder ao aparecimento das lesoes cutaneas. Lembrar sempre para os estudantes que sempre examinem as palmas das mãos e plantas dos pés (locais muitas vezes negligenciados) pois podem apresentar lesoes discretas sugerindo reação medicamentosa (pacientes tendem a negar o uso de remedios e somos campeões na automedicação).

      Excluir
  3. Lembrar de uma condição que pensei quando internei o paciente: penfigo vulgar que consiste num processo imine que ataca a desmogleína 3 ou a 3
    Junto com a 1, caracterizando lesoes mucosas ou mucocutaneas respectivamente. O tto tb envolve corricóide o que torna a
    Diferença dela para Behçet difícil aem outros comemorativos. Dado clínico interessante: Behçet costuma poupar os lábios !! É MUiTChA CIÊNCIA NA VÉA.. Hehehe

    ResponderExcluir
  4. Cacau , quando vi pensei em Chron ;tenho uma imagem muito parecida com esta de Doença de Chron.

    ResponderExcluir