Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Manifestação incomum de uma doença comum.

4 comentários:

  1. estase jugular impte e ascite...incomum em doença comum...tuberculose acometendo o coraçao com padrao restritvo?????
    ó, nao faço clinica medica há um tempao, entao vou dar muitos foras aqui, mas o "brain storm" em casos assim é fundamental...eheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ecocardiografista dá o diagnóstico.
      Manda lá pra sala de eco!!!rsss

      Excluir
  2. Não sei se é possível, mas vou arriscar. Varizes de jugular secundário hipertensão porta sec. doença hepática alcoólica do fígado. Talves seja loucura minha suspeita.

    ResponderExcluir
  3. Esse paciente foi meu. Ainda não sei o desfecho mas meu pensamento de cara foi Pericardite constrictiva quando vi tamanha congestão quase sem manifestação cardíaca esquerda.
    Suspeitas: Pericardite constrictiva x Cardiomiopatia restritiva x Cor pulmonale x Valvulopatia tricúspide/Pulmonar. Realmente Prof. Moises, só o Eco para nos auxiliar.
    Só para lembrar do comentário de Nila sobre tuberculose. Existe uma patologia chamada Dç de Concato, que nada mais é do que a Polisserosite tuberculosa muitas vezes confundida com Lupus (derrame pleural + Derrame pericárdico + ascite). Historicamente há quem diga que não existe pois suspeitam que a ascite e o derrame pleural nada mais são do que consequência de uma pericardiopatia tuberculosa de longa data; quem advoga que existe a entidade (eu por exemplo) se apega na clínica: e a ausência de edema de MMII em Concato como se justificaria ?
    Abc,
    Cacau
    MR2 CM HSA

    ResponderExcluir