Pesquisar este blog

sábado, 28 de abril de 2012

Um caso clínico de cinema

Vi o filme Água para Elefante na TV a cabo , meio sem querer , pois não é meu estilo preferido. Fui surpreendida .Conta a história de um jovem veterinário que por força do destino ,vai trabalhar em um circo, e se apaixona pela mulher do dono do circo. No desenrolar da história de amor , aparece um caso clínico ! Há um personagem, que cuida dos animais e ajudou o jovem veterinário no inicio , que aparece o tempo todo com alteração da marcha(marcha escavante -quem lembra da propedêutica?) e sempre ingerindo bebidas alcoolicas não identificadas. O filme se passe no período da lei seca americana e crise econômica (1920) , portando proibido a venda e comercialização de bebidas alcoólicas. Em um determinado momento , o jovem médico veterinário é chamado para ver seu amigo,pois este não consegue mais movimentar os MMII, ficando impossibilitado de andar . Com base nestas informações do filme ( quem se interessar deve assistir). O que aconteceu com este personagem .Isto pode acontecer ou foi lincença poética ? Qual a correlação da bebida de origem duvidosa com o quadro clínico? Há associação causal?

5 comentários:

  1. 1. Disbasia com evolução para paraplegia + etilismo (uso de bebida de origem duvidosa):
    1.1. Intoxicação por chumbo?
    1.2. Deficiência de vitamina B12?
    1.3. Neuropatia alcoólica?

    ResponderExcluir
  2. Oi, professora. Muito bom seu blog.
    Também suspeito de Saturnismo (intoxicação pelo chumbo), cursando com neuropatia periférica. E na época em que se passa o filme é que foram registrados muitos casos. Poderiam aparecer outros sintomas, mas talvez ainda esteja no início do quadro.

    ResponderExcluir
  3. POis é , concordo com todos .Quando vi esse filme pensei em intoxicação por chumbo , pois o personagem era da ala menos favorecida e consumia bebida alcoolicas falsificada.
    So para relembrar :
    Causas=Engolindo objetos de pintura que contenham chumbo , objecto metálico de chumbo, como uma projétil permaneça no estômago ou numa articulação, onde o chumbo se dissolve lentamente , consumindo bebidas ou refeições ácidas (frutas, sumos de fruta, refrescos de cola, tomate, sumo de tomate, vinho, sidra) contaminadas por permanecerem armazenadas de forma inadequada em artigos de cerâmica revestidos de chumbo,utilizando artigos de cerâmica revestidos de chumbo ou vidro com chumbo para guardar ou servir comida,bebendo whisky ou vinho destilado em casa ou de contrabando que esteja contaminado com chumbo ,inalando gases de gasolina com chumbo,expondo-se a trabalhos relacionados com fontes de chumbo sem estar protegido com respiradores, ventilação adequada ou aparelhos que eliminam o pó.
    Manifestações agudas =dores abdominais , anorexia; náuseas; vômitos; constipação; agitação psicomotora; irritabilidade; ataxia; desequilíbrio;obnubilação; estupor; convulsões;coma; insuficiência renal aguda;
    Manifestações crônicas=Queixas inespecíficas como fadiga, perda de memória, irritabilidade, alterações de humor,; anorexia queimação epigástrica;parestesias e neuropatia periférica motora; insuficiência renal;linhas de deposição de sulfeto de chumbo nas gengivas (linhas de Burton).Anemia hipocrômica microcítica com pontilhado basofilico nas hemácias.
    Tratamento= Dimercaprol (BAL) ou (2,3-dimercaptopropanol) , ácido dimercapto propanil-1- sulfônico , ácido dimercaptosuccínico (DMSA) , D-penicilamina , ácido etilenodiamino- tetracético cálcico dissódico

    ResponderExcluir